Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mantenha a Elasticidade dos cabelos


Para quem não sabe, a elasticidade do fio é muito importante, pois é ela que irá garantir que os cabelos não se quebrem com facilidade. No entanto, em situações de mudanças climáticas ou exposições a produtos químicos, essa capacidade elástica pode ficar comprometida, assim como os processos de coloração, escovas progressivas, além do sol que pode causar danos irreversíveis aos fios.
Os cabelos com força e elasticidade comprometidas costumam precisar de atenção especial. Entre os procedimentos que ajudam na recuperação parcial dos fios (uma vez que a reparação total é improvável), as hidratações, as cauterizações e as queratinizações são as escolhas principais. Cuidados em casa com produtos suaves e protetores (silicones e produtos sem enxágue), devem ser realizados para colaborar com a saúde dos fios.
O excesso de radiação solar é altamente prejudicial, pois deixa as madeixas sem elasticidade, fracas, quebradiças e opacas.

Conheça os cinco principais fatores que podem diminuir a resistência dos fios das suas madeixas:

1- Radiação Solar: as radiações solares levam a danos irreversíveis, uma vez que reduzem a elasticidade e a força de tensão dos fios por lesão das proteínas capilares.

2- Shampoo: O uso de produtos como shampoos, que contém espumantes (surfactantes), acabam de alguma forma lesando os fios. Porém os danos causados por produtos de limpeza, como estes, costumam ser muito pequenos quando comparados a qualquer outro procedimento químico capilar.

3- Escovas Progressivas: Fios que passaram por escovas progressivas ou permanentes também sofrem mudanças expressivas na sua estrutura interna que acaba provocando redução na sua capacidade de extensão ao pentear. Logo, são cabelos que suportam menos força e se quebram com mais facilidade.

4- Coloração: As colorações modificam a capacidade elástica dos fios. Os danos são maiores quando se passa de uma cor mais escura para uma mais clara. Cabelos que foram clareados por qualquer método costumam ter menor elasticidade do que cabelos não clareados. Isto porque o clareamento altera de forma significativa a estrutura protéica capilar reduzindo sua elasticidade e força frente a trações.

5- Produtos com PHs extremos: Produtos com pHs muito baixo, ou mais elevados costumam causar danos irreversíveis aos fios quando o tempo de exposição é relativamente longo.

Gostou?!



3 comentários:

  1. Adorei o post, muito interessante!
    Tá afim de ganhar um template? To sorteando um no meu blog... Aproveite e deixe o seu blog com a sua cara :D
    http://blogmakecomconfeti.blogspot.com.br/2012/08/sorteio-de-um-template.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Muito esclarecedor! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda , amei seu blog !!!
    Te espero lá no meu blog , e no meu canal tambem !!Se gostar se inscreve !!
    Blog :http://ribeirogaby.blogspot.com.br/
    Canal : http://www.youtube.com/user/pedritaribeiro?feature=guide

    ResponderExcluir