Seguidores

domingo, 9 de setembro de 2012

Oxidante - Volume mínimo ou máximo?

Como o próprio nome diz, o oxidante é responsável pela oxidação dos micro-pigmentos, clareando a cor natural dos cabelos e agindo na eliminação da melanina e de seus derivados. Logo, é ele quem retira os pigmentos naturais do fio para que sejam substituídos pelos pigmentos artificiais da coloração, possibilitando um novo visual. Todos os peróxidos de hidrogênio de oito, dez, 20, 30 e 40 volumes podem ser usados em colorações, o grau de clareamento depende da concentração, conforme a tabela abaixo:

CONCENTRAÇÃO CLAREAMENTO
2,5% ou 8 volumes escurece e clareia até 1 tom
6% ou 20 volumes até 2 tons
9% ou 30 volumes até 3 tons
12% ou 40 volumes até 4 tons

A relação entre os oxidantes e os tipos de colorações também varia. Tonalizantes utilizam uma emulsão oxidante mais suave - geralmente de 10 volumes -, ideal para uma proposta tom sobre tom. No caso das tinturas permanentes, utiliza-se a água oxigenada de 20 volumes. Para procedimentos de clareamento, recomenda-se a de 30 volumes e, para tonalidades claríssimas, combina-se a coloração ultraclareadora com água oxigenada de 40 volumes.

Estão disponíveis no comércio diversos tipos de oxidantes; para as colorações, O ideal é a emulsão pois ela possui moléculas dilatadas e é bem absorvida pelo fio, além disso, dispõe de hidratantes como a lanolina, que não causa ardência no couro cabeludo. Vale evitar, portanto, a água oxigenada líquida, que tem excesso de água e não hidrata, e a opção cremosa, que não é bem absorvida.
Tendo isso em mente, é só misturar a coloração com o oxidante e pronto, certo? Errado. O “olhômetro” não deve ser digno de confiança e a quantidade de oxidante indicada pelo fabricante deve ser seguida à risca. Se usado em excesso, o resultado será uma coloração sem durabilidade e de nuance menos intensa por causa da diluição do pigmento de corante. Isso sem falar na menor cobertura dos fios brancos.
Se usado em menor quantidade, o resultado será um escurecimento da cor, aumento da porcentagem de amônia na coloração e ardência do couro cabeludo.

Dica: use o oxidante da mesma marca da coloração, pois o pH de cada um está balanceado. A mistura de produtos de empresas diferentes implica um resultado não tão eficaz em relação ao obtido com a devida combinação.

Outra questão é o tempo de pausa. O respeito à espera é necessário para obtenção de uma cobertura uniforme dos fios brancos ou de um clareamento perfeito. Caso permaneçam nos cabelos além do período estipulado, os processos de oxidação e pigmentação continuam danificando os fios.
Da mesma forma, se a coloração for retirada antes, o resultado também será diferente do esperado. Isso acontece porque os pigmentos precisam se oxidar e, assim, revelar a nova cor. Portanto, se a embalagem recomenda um tempo de ação de 35 minutos, por exemplo, não arrisque o look da cliente alterando essa contagem.
E mais: caso sobre um pouquinho da mistura, nem pense em guardá-la para usar posteriormente. Após unir oxidante e coloração, a oxidação age por cerca de 60 minutos. Depois desse tempo, ela para e resta somente a pigmentação.


2 comentários:

  1. Adoreei a dica!!! muito útil :)
    Quero te convidar a participar do primeiro sorteio que ta rolando lá no meu Blog...
    Os itens são inspirados na trend CANDY COLORS!
    Confira tudinho:

    http://blogfashiontips.blogspot.com.br/2012/09/primeiro-sorteio-do-blog-itens-candy.html

    Você vai adorar!
    Bj Bj <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Oiiie, amei seu blog *-*
    Veja lá o meu:

    http://www.modaafemiinina.blogspot.com.br

    beeeijos ;)

    ResponderExcluir