Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

Óleo Mineral - O que você precisa saber



A maioria das pessoas vêem este óleo como o maior vilão para cabelo e pele. Mas será que realmente é assim? Será que causa tudo aquilo que dizem? Vem comigo que te conto.
Andei pesquisando a respeito e achei algo interessante que pode sanar as dúvidas de muita gente

Óleo mineral é um dos melhores e mais funcionais ingredientes para a pele e cabelo – químicos e cosmetólogos membros da Sociedade de Química Cosmética sabem disso e você também deveria saber!

Mitos Sobre o Óleo Mineral

Pode ser carcinogênico
– Gente de acordo com a internet tudo dá câncer, isso pode até ter algum fundo de verdade, pois tecnicamente, se você está vivo, você tem chance de desenvolver câncer e a poluição, os pesticidas, mercúrio, etc certamente não ajudam, mas peraí, nada de entrar em pânico! Mas vamos ao que interessa, há derivados de petróleo, como os compostos policíclicos aromáticos, que têm componentes carcinogênicos, mas o óleo mineral usado em cosméticos é refinado e purificado e sua qualidade é controlada pelo FDA, pelo ANVISA e outros órgãos internacionais. Óleo mineral cosmético não causa câncer e há vários testes e pesquisas que provam isso.

Causa envelhecimento precoce da pele – na verdade é o contrário: óleo mineral age como uma barreira entre a pele e o ar e previne que a água saia da pele, sendo assim, hidrata a pele e minimiza a aparência das rugas.
Retira as vitaminas da pele – não existe nenhuma evidência científica que prove que óleo mineral afeta o nível de vitaminas na pele.
Interrompe a absorção de colágeno através da pele – a pele não absorve colágeno existente em cremes e sérums, a pele produz colágeno com a ajuda de vitamina C e outros componentes, sendo assim, óleo mineral não interfere nesse processo.
Causa Acne - em casos raros, a acne pode piorar com o uso de óleo de mineral, mas para a grande maioria, óleo mineral não causa ou piora acne.

Benefícios do Óleo Mineral para os Cabelos

  • A capacidade de hidratação do óleo mineral é maior do que a do óleo de coco.
  • Óleo mineral fica sobre a cutícula dos fios e não é absorvido pelo córtex.
  • É o melhor ingrediente para diminuir frizz.
  • É o melhor ingrediente para a proteção térmica, pois forma uma barreira segura sobre os fios.
  • É o melhor ingrediente para a definição de cachos, pois óleo mineral mantém a adesão capilar entre as fibras capilares, pois ele fica sempre sobre as cutículas dos fios.
  • Óleo mineral, assim como o óleo de coco, é um óleo insolúvel, mas é facilmente removido dos fios com o uso de shampoos, inclusive shampoos sem sulfato.
Se eu faço co-wash, low poo ou no-poo, posso usar óleo mineral? 

SIM! O uso de óleo mineral está liberado para quem usa shampoos sem sulfatos, eles lavam o cabelo muito bem, mesmo sem fazer espuma e como o óleo mineral só fica na superfície dos fios, é facilmente removido. Se você opta por no-poo, use óleo mineral no cabelo úmidos para que não fique muito pesado. Condicionadores e leave-ins que contêm óleo mineral podem ser usado sem problemas.


Vamos ser racionais, minha gente, quando entendemos como funcionam os ingredientes, não caímos em contos de vigário ou modinha da internet. Informação é TUDO!

(Fonte: Internet)

2 comentários:

  1. Adorei a postagem!
    Seguindo me segue tbm

    http://cabelospropriostilo.blogspot.com.br/
    Beeeijos

    ResponderExcluir