Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

Passo a Passo de uma boa limpeza do cabelo


A correria do dia a dia não pode ser desculpa para um visual com fios engordurados e sem movimento. Alguns pequenos cuidados vão manter suas madeixas sempre limpas e bem tratadas

Lavar o cabelo pode parecer, em princípio, uma tarefa simples e sem mistérios. Porém, ela é o segredo para conseguir fios soltos, com movimento e brilho. A escolha do xampu e o jeito de aplicá-lo e enxaguá-lo influenciam no resultado. Com o auxílio de especialistas, desvendamos o passo a passo de uma boa limpeza. É garantia de madeixas incríveis entre uma lavagem e outra.

Passo 1 – Escolha do Xampu

O ideal é aquele que limpa os fios sem ressecar ou deixar excesso de gordura no couro cabeludo. Procure na embalagem a classificação que corresponde ao seu tipo de cabelo (seco, normal ou oleoso) ou o estado em que ele se encontra (tingido, alisado, opaco, com queda etc.). Substâncias como argila, jaborandi, hortelã e algas marinhas ajudam a controlar a oleosidade. Quem precisa combater o ressecamento deve procurar por pantenol, lanolina, aloe vera e ceramidas. Se o objetivo for preservar a cor das madeixas coloridas, aposte em ativos antioxidantes, como vitamina E, óleo de macadâmia e óleo de semente de girassol. A queratina é o componente certo para quem precisa reestruturar a fibra capilar danificada.

Passo 2 – Quantidade Ideal de Produto

“Para quem tem cabelo curto, vale a medida equivalente a uma moeda de R$ 1; para as donas de madeixas de comprimento médio, o dobro. E, para as longas, três moedas”, fala o cabeleireiro Evandro Angelo, do salão C.Kamura, em São Paulo.

Passo 3 – Aplicação e Enxágue

Ainda fora do chuveiro, use um pente de madeira e dentes largos para desembaraçar o cabelo. Para a lavagem, prefira a água em temperatura de morna a fria, pois a quente elimina a camada de gordura protetora dos fios. Coloque o xampu na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique o produto em todo o comprimento, aos poucos, começando pela raiz. Use a ponta dos dedos – e não as unhas – para essa manobra. Em seguida, enxágue bem até retirar qualquer resquício do cosmético. “Quem não lava os fios todos os dias deve reaplicar o xampu para remover completamente as impurezas do couro cabeludo e os resíduos de finalizadores”, aconselha Rafael Aguilheiro, cabeleireiro do salão Hugo Beauty de Petrópolis, em Porto Alegre.

Passo 4 – Produtos Pós-Xampu

O condicionador vem logo depois do xampu e deve ser usado toda vez que lavar o cabelo. É ele o responsável por fechar as cutículas dos fios e facilitar o desembarace após a lavagem. A máscara, que tem fórmula com ingredientes concentrados, serve para tratar as madeixas a cada 15 ou 30 dias. Aplique-a entre o xampu e o condicionador para que os ativos penetrem no fio. E não se esqueça do leave-in: aplicado nos fios úmidos ou secos, ele forma uma película em volta da fibra capilar, protegendo-a de agressores externos, como o sol, o calor do secador e da chapinha, a poluição e o vento. Se tiver FPS na composição, melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário