Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2013

Óleos: Modo de Usar



Hoje o mercado capilar vem com diversas opções para tratar o cabelo, mas com tanto produtos parecidos, como usar e aproveitar ao máximo sua funcionalidade?  Veja a dica de profissionais
À base de argan, pracaxi, pérola negra e vitaminas, eles hidratam, revitalizam e amaciam os fios. Veja 10 questões que ajudarão aproveitar ao máximo seus óleos

1 Posso aplicar em todo tipo de fio?
Sim. “O banho de Óleo Elixir Ultime, Kérastase, por exemplo, pode ser usado em todos os cabelos para nutrir e intensificar os tratamentos da marca e, ainda, para reparar e selar as pontas”, diz Claudia Faria, gerente de educação da Kérastase.

2 Devo usar nos fios secos ou úmidos?
Se o objetivo for regenerar a fibra capilar e revitalizar o couro cabeludo, recomenda-se o uso no cabelo úmido, com massagem. O resultado é brilho, disciplina, emoliência, reestruturação e controle do arrepiado. Se a aplicação for feita nos fios secos, a função será reparação das pontas. Eles ficarão luminosos e livres de frizz.

3 Dá para usar o secador após passar óleo?
A gerente de educação da Kérastase explica que o Elixir Ultime, por exemplo, não é um produto termoativado, porém ele pode ser aplicado para escovação. “Será uma forma de proteger o cabelo da ação do secador”, diz a especialista.

4 Ele faz o papel de finalizador?
Sim, pode ser usado para dar acabamento à escova. Nesse caso, o óleo age reparando as pontas duplas do cabelo e dando mais brilho.

5 Dá para aplicar como pré-xampu?
Sim. Porém, o óleo acabará perdendo sua função, porque será removido pelo xampu. “Em um cabelo extremamente poroso pode ocorrer a penetração”, observa Nani Leite, técnica da Mac Paul. Ela explica que se a aplicação for feita antes da lavagem, a sujeira funcionará como uma barreira na absorção do produto, o que compromete sua eficácia. “O ideal é lavar, aplicar e secar para que as propriedades sejam aproveitadas.”

6 É permitido passar o produto na raiz?
Não. Cosméticos formulados com óleos não devem ser aplicados na raiz, pois podem deixar o couro cabeludo muito gorduroso. “Nós indicamos seu uso só no comprimento e nas pontas”, diz Talita Pinheiro, técnica da Inoar.

7 Vale usar durante o processo de alisamento? Qual seria a função do óleo?
Óleos podem ser adicionados em alisamentos, pois facilitam a aplicação da mistura, fazendo com que o produto deslize com mais facilidade sobre o fio. “Vale lembrar que eles não alteram o resultado do procedimento, pois sua ação se restringe à superfície da fibra capilar”, destaca Talita.

8 Posso misturar o produto à coloração?
Segundo Talita, da Inoar, o óleo de argan pode ser adicionado e formará um filme protetor em volta dos fios, que irá proteger a fibra capilar contra o ressecamento. “Isso hidrata e dá mais luminosidade e sedosidade”, diz.

9 Óleo pode ser usado antes da chapinha?
Sim. Pode-se passar antes da prancha. Nesse caso, ele fará o papel de um produto termoativado, que vai proteger os fios contra o calor e, ainda, acelerar o procedimento de secagem.

10 Posso juntar à máscara de hidratação?
Sim, porque, em geral, esse tipo de produto contém substâncias compatíveis com óleo. “Ele será um elemento de reforço e incrementará o resultado do tratamento”, observa a técnica da Mac Paul. Ela ressalta que o item pode ser, inclusive, aplicado em comprimento e ponta de cabelo do tipo oleoso.

Se gostou comente aqui! Será um prazer ter sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário